Dúvidas

Dúvidas

Veja abaixo as perguntas mais frequentes do Grupo Sonix, tire suas dúvidas sobre audição, aparelho, pagamento entre outros.

Tendo um bom cuidado, o tempo de vida do aparelho auditivo é em média 4 a 5 anos, desde que o paciente faça as manutenções anuais, utilize o desumidificador diariamente e siga as orientações do fonoaudiólogo de forma adequada.

A frequencia da troca do aparelho inferior a esse tempo depende. Caso o aparelho não esteja mais no espectro de alcance do ganho da perda, ou caso a pessoa queira uma tecnologia mais moderna, ou se o aparelho não estiver mais atendendo ou resolvendo as queixa recorrentes.

Infelizmente até o momento não. A lei garante a dedução do Imposto de Renda para a compra de próteses mecânicas, cadeira de rodas e aparelhos ortopédicos. Entretanto, a compra de aparelho auditivo ou aparelho para implantes cocleares não pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Não, existem crianças que já nascem com perda auditiva, existem pessoas que adquirem ao longo da juventude e vida adulta. e as causas podem ser variadas. Por isso é importante todos realizarem exames de rotina com o médico otorrinolaringologista.

Depende, caro e barato são relativos. O quanto custa ouvir bem? O certo é que quanto mais tempo a pessoa se priva de ouvir, mais tecnologia o aparelho auditivo vai precisar ter, e assim essa tecnologia fica mais onerosa. Ou seja se você teve indicação para o uso de aparelhos, não espere. Não vai melhorar, ao contrario vai piorar cada vez mais.

Não cobramos consulta para selecionar o aparelho, o orçamento é sem compromisso e uma vez comprado você também não será cobrado pelos ajustes ou serviço. Você só paga o valor do aparelho.

Alguns planos de saude (empresariais) dão uma ajuda na aquisição da protese, mais existe uma certa burocracia. O melhor seria entrar em contato com o plano de saude ou o RH da sua empresa e se informar melhor

Se acostumar aos aparelhos é se adaptar a ele, isso é um bom sinal, significa que ele é tão bom que resolveu seu problema. O uso do aparelhos não piora a audição, pelo contrario, evita que sua discriminação, ou seja seu entendimento da fala, não piore. Quanto mais você usa os aparelhos melhor para seu cérebro se estimular a a não “esquecer” de ouvir o som das palavras.

Infelizmente acontece, algumas pessoas podem por descuido perder os aparelhos ou animais domesticos comerem os aparelhos. e este for o caso sugerimos fazer um seguro deles na hora de adquirir. Pergunte a fonoaudióloga na hora da aduisição como pode fazer os seguro de seus aparelhos. No Centro Auditivo Otosim temos um seguro especifico para esse e outros tipo de casos, como oor exemplo roubo.

O aparelho auditivo é um bem pessoal, para outra pessoa usar necessita ter uma nova audiometria, indicação para uso, e ser acompanhado pelo fonoaudiólogo da centro auditivo.

Este vai verificar se o aparelho que ganhou está em condições de uso, se está de acordo com a perda e assim irá realizar novos ajustes e novas programações e para adaptar esse aparelho doado a você.

Atualmente já existe tecnologia suficiente para adaptar aparelhos intracanais em perdas severas. Faça uma nova reavaliação. com o avanço da ciência cada vez mais os aparelhos estão menores e mais discretos.

Não encontrou sua pergunta?

Envie sua dúvida através do formulário abaixo.